Tempo de leitura: 2 minutos
Com certeza, em algum momento você já deve ter ouvido falar sobre colágeno — aquela substância naturalmente produzida pelo corpo humano que é responsável pela firmeza e pela elasticidade da pele, das unhas e do cabelo. Mas, você conhece o colágeno tipo 2?
Além de manter a pele jovem e bonita, ele também contribui para preservar os cabelos e unhas fortes e, também a integridade de ossos, cartilagens e tendões.
Na medida em que vamos envelhecendo, o corpo diminui a produção natural de colágeno. Dessa maneira, em alguns casos, a suplementação com o colágeno tipo 2 é necessária.
Então, continue lendo este artigo, pois, nele, vamos falar sobre os benefícios que essa proteína proporciona para sua saúde e para nosso bem-estar.
Quais são os tipos de colágeno?
Colágeno tipo I
O colágeno tipo I ou colágeno hidrolisado, é uma proteína extraída de ossos e cartilagens de animais. Durante o processo de produção da substância, há uma quebra de moléculas em partes menores, facilitando assim a absorção pelo organismo.
O colágeno tipo 1 é indicado para prevenir úlceras gástricas, fortalecer cabelos e unhas, melhorar o aspecto e firmeza da pele, entre outros.
Para quem precisa do suplemento, é recomendável consultar antes um médico, nutricionista e assim verificar as reais necessides, bem como a quantidade de colágeno hidrolisado a ser consumida diariamente.
Colágeno tipo 2
O colágeno tipo 2 é uma proteína semelhante à natural do organismo. Ele é fabricado com base nas fibras de colágeno da cartilagem dos ossos animais, como a de bovinos.
Ao contrário do colágeno tipo 1, sua fabricação é um pouco diferente, pois preserva todas as propriedades originais da proteína, ou seja, não há quebra de moléculas em menores partes.
O colágeno tipo 2 é indicado para quem necessita tratar ou prevenir doenças articulares como artrite e osteoartrite, lesões de cartilagem, artrose e osteoartrose, lesões nas articulações e artrite reumatóide.
Além de ajudar no tratamento das doenças, o colágeno tipo 2 também pode ser usado para preveni-las, principalmente para pessoas que praticam atividades físicas de alta intensidade, como corrida, exercícios de impacto e esportistas profissionais.
Para saber mais sobre o colágeno tipo 2 e conhecê-lo em formato de cápsulas, clique aqui.